Print Friendly, PDF & Email

Palavra de Agradecimento

Queridos Pastores e Obreiros(as) a Paz do Senhor.

Nos dias 29, 30 de abril e 1º de maio de dois mil e dezenove, nas dependências do Hotel Tauá, na cidade de Atibaia, Estado de São Paulo, com término previsto no Grande Templo Pompeia, na cidade de São Paulo, denominada Assembleia do Jubileu de Ouro. Às 20h00, do dia 29 de abril, o Pastor Carlos Gomes efetuou a primeira leitura do Edital de Convocação e às 20h30 a segunda leitura, que foi seguida por um momento de adoração a Deus com corinhos históricos, ministrado pelo Pastor Eliseu Costa e a Banda Jubileu de Ouro. O Presidente, Pastor Luiz Bergamin, assumiu a tribuna, onde saudou a todos e expressou ação de graças a Deus pelas 50 assembleias anuais realizadas pela Convenção São Paulo, das quais, pela bondade de Deus, 32 foram presididas por ele, juntamente com uma grandiosa equipe de homens e mulheres de valor, os quais têm dividido com ele a responsabilidade de conduzir esta grande Obra, pelos quais manifestou gratidão a Deus.

A seguir convidou à frente os demais membros da Diretoria Executiva da Convenção São Paulo, os membros do Conselho Nacional, o Presidente de Honra, Pastor Orlando Silva e o Pastor Ivan Nunes, Ex-Presidente do Conselho Nacional. Ladeado por estes, realizou a leitura do tema da Assembleia, registrado no livro de João, capítulo 15, verso 05, onde se lê: Eu sou a videira; vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Enfatizou a valorização que devemos dar à nossa salvação em Cristo Jesus e a necessidade de mantermos nossa total dependência dEle.

Em seguida conduziu um momento de oração com todos os convencionais e logo após declarou oficialmente aberta a assembleia e seguiu-se mais um momento de adoração a Deus com cânticos. Após olouvor concedeu a palavra ao preletor da noite, o Deputado Federal e Ex-Presidente do Conselho Nacional, Pastor Roberto Alves de Lucena, que de posse da palavra passou um vídeo com o seu pronunciamento na Câmara dos Deputados parabenizando a Convenção de São Paulo, após saudou a todos os convencionais e louvou a Deus pelo cinquentenário da Convenção São Paulo. Também apresentou um vídeo com a saudação do Presidente da República, Excelentíssimo Sr. Jair Messias Bolsonaro, felicitando o cinquentenário, logo após leu as Escrituras Sagradas, no livro de Apocalipse, capítulo 19, versos 11 a 16, onde enfatizou cinco pontos:

  1. No final, Deus sempre ganha;
  2. Campeão não nasce pronto, ele passa por um processo. Jesus, o Campeão de Deus, foi forjado e nós também seremos;
  3. Nada, que realmente valha a pena, deixa de custar um preço;
  4. Deus continua sendo Deus, mesmo depois de nossas catástrofes e
  5. Nada pode deter o poder do Evangelho de Cristo.

Às 09h00, do dia 30 de abril, reiniciaram-se os trabalhos com o Pastor Carlos Gomes fazendo a leitura das Escrituras, no livro de Gênesis, capítulo 45, versos 4 e 5, onde fez um breve devocional, com um momento de oração, seguido de louvores a Deus. A seguir concedeu a palavra ao Pastor Luisander Sant’Anna, o qual apresentou o Doutor Rodrigo Veras, diretor da Jethro International Chaplain. Este, por sua vez, saudou a todos e discorreu sobre a história da Igreja O Brasil Para Cristo e a necessidade da sua preservação e divulgação, apresentando como ferramenta para isso o cuidado com a formação de nossos líderes e instrumentos de reconhecimento social de suas atividades. A seguir concedeu ao Presidente, Pastor Luiz Bergamin, o título de honra de sua Faculdade em Boston, denominado Martin Luther King. O Presidente, assumindo a tribuna, saudou a todos e agradeceu a homenagem prestada em nome de nossa Denominação. Convidou, então, a irmã Priscila Lima para louvar a Deus com um cântico e logo após apresentou um vídeo histórico da Denominação, comentando sobre o trabalho árduo de nosso Fundador, Missionário Manoel de Mello, e outros pioneiros, como a querida irmã Ruth de Mello, recolhida recentemente pelo Senhor no dia 27 de fevereiro deste ano, pela qual conclamou um minuto de silêncio em sua memória.

A seguir concedeu a palavra ao Pastor Paulo Lutero de Mello, o qual saudou a todos e conduziu um momento de oração ao Senhor. Após meditou nas Escrituras, com base no livro de João, capítulo 8, verso 32, enfatizando que Jesus é a única verdade, tão profunda e contundente que é capaz, não apenas de desmascarar as mentiras, mas, sobretudo, de lidar com as demais verdades, muitas vezes esmagadoras, que enfrentamos em nossas vidas. Sua maravilhosa presença, como verdade absoluta em nossas vidas, é a única capaz de nos trazer alívio no enfrentamento destas verdades. Logo após, conduziu um momento de oração, intercedendo por todos.

O Pastor Carlos Gomes trouxe a seguir algumas instruções e fez um breve intervalo.

Ao retomarem-se os trabalhos o Pastor Carlos Gomes convidou ao Pastor Arnaldo Cipriano para conduzir um momento de oração a Deus. Logo após fizeram uso da palavra os tesoureiros da Convenção São Paulo, Pastores Antonio Martinelli de Souza e Miguel Garcia Sindaz. O Pastor Miguel Garcia saudou a todos e passou a apresentar aos convencionais a prestação de contas referente ao ano de 2018. Iniciou convidando à frente os membros do Conselho Fiscal, Pastor Isaque Nery Teixeira, Pastor Isaías Soares dos Santos e Pastor Joílson Francisco de Lima, os quais, após saudarem aos convencionais, emitiram parecer favorável à análise prévia das contas a eles submetidas.

A seguir apresentou no multimídia o demonstrativo das contas e o Pastor Antonio Martinelli submeteu à assembleia a aprovação das contas, o que alcançou unanimidade em votação. Logo após orou em gratidão a Deus por tudo que foi realizado no ano de 2018. O Pastor Carlos Gomes, prosseguindo, convidou à frente o Pastor Mário, diretor da Sociedade Bíblica do Brasil, o qual, fazendo uso da palavra, saudou a todos, fazendo menção de gratidão a Deus pela vida do Pastor Paulo Lutero de Mello, igualmente membro da SBB. Fez, então, convite para o Fórum de Ciências Bíblicas, que será realizado nos dias 10 e 11 de junho próximo e para o Culto de Ação de Graças pelos 71 anos da SBB que será realizado no Grande Templo Pompeia, no dia 15 de junho.

A seguir fez uso da palavra o Pastor Samuel Marcoto, líder estadual da JUBRACJuventude Unida do Brasil Para Cristo, o qual prestou contas sobre o andamento dos Encontrões que estão sendo realizados em todo o Estado. Continuando, fez uso da palavra o líder estadual da UMASBRACUnião Masculina do Brasil Para Cristo, Pastor Achiles Ferreira, o qual também compartilhou sobre os trabalhos do departamento. A seguir o Pastor Carlos Gomes e o Pastor Vanderlei do Couto fizeram uma apresentação sobre a CAP, Casa de Apoio ao Pastor, projeto que visa a construção de uma estrutura, no Sítio Missionário Manoel de Mello, em Araçariguama, para tratar de pastores com desgaste emocional, necessitando de um tempo de repouso e tratamento psicológico. Os fundos para esta estrutura serão advindos da Oferta Neemias. O Presidente, Pastor Luiz Bergamin, lembrou que atualmente a Oferta Neemias mantém apenas a estrutura do CFM Alpha, mais as despesas com o caseiro do sítio, portanto será necessário um maior engajamento das igrejas nas ofertas para se conquistar este novo projeto. Logo após, o Presidente lançou um desafio aos pastores presidentes de campo para abertura de 100 novas igrejas até a próxima assembleia. Apresentou como sugestão uma lista com 100 cidades ainda não alcançadas no Estado e disponibilizou ainda vários bairros na cidade de São Paulo.

Convidaram, então, à frente os pastores que abriram novas igrejas neste último ano.

  • Pastor Marcos Duarte Egídio (Itapevi) abriu 1 igreja na região central;
  • Pastor Isaque Nery (Guarulhos-Taboão) abriu 2 igrejas;
  • Pastor Pedro (Ribeira) abriu 1 igreja em Itaóca;
  • Pastor Venício (Lorena) abriu 1 igreja na região central;
  • Pastor Fabrício (Cotia) abriu 1 igreja;
  • Pastor Marcos Bastos (Itaquera) abriu 2 igrejas;
  • Pastor Paulo (Vila Medeiros) abriu 2 igrejas.

A seguir fez uso da palavra o Pastor Emerson Santos Costa, Diretor da Missão Desafio, o qual apresentou em multimídia a estrutura atual da mesma e os seus diversos projetos em andamento, totalizando uma atuação em 4 continentes, 25 países, com 168 missionários, mais de 50 igrejas implantadas, 30 escritórios regionais, bases missionárias, escolas, clínicas médicas, projetos esportivos, etc. Fez uso da palavra ainda o Pastor Joel Stevanatto, Fundador e Presidente da Missão Desafio, ladeado pelos demais diretores da Missão Desafio, Pastor Orlando Máximo e Pastor Ronaldo Rampaso, o qual manifestou seu desejo de deixar a presidência da Missão Desafio durante o Simpósio de Missões, especificamente no dia 12 de outubro, onde pretende jubilar desta função.

Às 13h30 fez-se intervalo para o almoço e descanso. Às 15h00 reuniram-se os membros da CMEComissão Ministerial e de Ética para a diplomação dos candidatos ao pastorado. Às 20h00 reiniciaram-se os trabalhos com o Pastor Carlos Gomes conduzindo um momento de oração com todos, seguido por louvores entoados a Deus pela Banda do Jubileu de Ouro. Foi, então, concedida a palavra às irmãs Leonor Stevanatto, líder estadual da UFEBRACUnião Feminina do Brasil Para Cristo, e Filomena de Moraes Macedo, líder estadual da MENIBRACMeninada do Brasil Para Cristo e ADOBRACAdolescentes do Brasil Para Cristo, as quais compartilharam sobre os trabalhos destes departamentos.

O Pastor Ronaldo Rampaso, gestor da Comissão da FTNForça Tarefa Nacional, também recebeu oportunidade para trazer informações a respeito do andamento dos trabalhos, o que fez ladeado pelo Pastor Carlos Gomes, Pastor Cleto de Souza, Pastor Luisander Sant’Ana, Pastor Walter Bastos e Pastor Orlando Máximo, membros da FTN, e a irmã Angelita Domingues, que os secretaria. O Pastor Ronaldo Rampaso apresentou um vídeo inspirador com diversas ações evangelísticas no norte do país, o qual, após sua execução, foi aplaudido em pé pelos convencionais. A seguir convidou à frente todos os superintendentes, os quais presenteou em agradecimento pelo empenho na divulgação dos trabalhos da FTN e incentivo à OMNOferta Missionária Nacionalm convidou, ainda, o Presidente, Pastor Luiz Bergamin, ao qual também presenteou em agradecimento pela visão de criar a FTN. O Presidente louvou a Deus pelos trabalhos realizados e a seguir apresentou todos os superintendentes, justificando a ausência do Superintendente do Vale do Ribeira, Pastor Pedro Cordeiro de Brito.

A seguir foi concedida a oportunidade ao Pastor Vanderlei do Couto, coordenador da CMEComissão Ministerial e de Ética, o qual convidou para ladeá-lo os demais membros, Pastor Walter Celestino, Pastor Isaque Nery, Pastor Walter Bastos, Pastor Paulo de Freitas e o secretário, Pastor Edmilson dos Santos. Então, apresentou à plenária os candidatos ao pastorado, recém diplomados, os quais, perfilados, fizeram publicamente seu Voto de Compromisso. Logo após um momento de louvor a Deus, o Presidente concedeu a palavra ao preletor da noite, Pastor Ivan Nunes, Ex-Presidente do Conselho Nacional, membro do Conselho Apostólico e membro do Supremo Conselho. O Pastor Ivan Nunes saudou a todos e depois meditou nas Escrituras, baseado no livro de Mateus, capítulo 1, versos 22 e 23, e no livro de Lucas, capítulo 22, versos 39 a 46. Enfatizou o contraste entre as promessas sobre o nascimento de Cristo e a crueldade da sexta-feira de Sua paixão. Expôs a necessidade de, semelhantemente, vencermos as nossas inevitáveis sextas, pois só assim chegaremos aos domingos do cumprimento de nossas promessas.

Às 09h00 do dia 1º de maio reiniciaram-se os trabalhos com o Pastor Carlos Gomes conduzindo um momento de oração, seguido por louvores a Deus. A seguir se fez o lançamento do livro Promessas de Deus para as Adversidades da Vida, Editora OBPC, de autoria do Pastor Miguel Garcia Sindaz. O Pastor Miguel fez breve resenha sobre o seu conteúdo e recebeu a oração de todos sob direção do Pastor Gilmar Lopes. Seguiu-se mais um momento de louvor e intercessão. O Presidente, assumindo a tribuna, louvou a Deus pelo andamento da assembleia, relembrando os recentes eventos. Também fez um breve histórico sobre a fundação da Convenção São Paulo, realizada na cidade de Jundiaí, em 1º de maio de 1969. Agradeceu, ainda, a todos os pastores, líderes e demais membros da equipe de trabalho pelo empenho tanto na participação, quanto na organização da assembleia. Logo após, entoando o cântico “Fala, Deus”, recebeu o preletor da manhã, o Presidente de Honra, Pastor Orlando Silva, que no uso da palavra saudou a todos e fez breve memorial sobre sua participação na história da Denominação e da Convenção São Paulo. A seguir ministrou sobre o tema: Eu sou um escolhido de Deus, com base no livro de João, capítulo 15, verso 16. Enfatizou que escolher é um ato muito pessoal, particular, e envolve uma preferência. Completou com o texto de 1 Coríntios capítulo 1 e versículos 27 a 29, onde diz que Deus escolheu as coisas loucas do mundo, as fracas, as ignóbeis, as desprezadas, e as que não são.

A seguir, o Presidente, Pastor Luiz Bergamnin, concedeu oportunidade ao anfitrião do evento, Pastor Jaider, de nossa igreja em Atibaia.

O Presidente ministrou a Ceia do Senhor, ladeado pelo Pastor Orlando Máximo e pelo Pastor André Ferreira de Souza, auxiliado ainda pelo líder estadual da UMASBRAC, Pastor Achiles Ferreira e sua equipe. Às 12h00 o Presidente fez intervalo para o almoço.

Às 15h30 reiniciaram-se os trabalhos, agora nas dependências do Grande Templo Pompeia, em São Paulo. O Pastor Carlos Gomes conduziu um momento de oração e logo após a Banda do Jubileu de Ouro louvou a Deus com todos. A seguir saudaram os convencionais e louvaram a Deus com seus respectivos departamentos, a irmã Leonor Stevanatto com a UFEBRACUnião Feminina do Brasil Para Cristo; o Pastor Achiles Ferreira com a UMASBRACUnião Masculina do Brasil Para Cristo; e o Pastor Samuel Marcoto com a JUBRACJuventude Unida do Brasil Para Cristo. Foi feito momento da oferta com um louvor ministrado pelo Pastor José Américo.

O Presidente, sua esposa, irmã Irani Bergamin, e os membros da diretoria foram à frente, onde receberam a oração de todos. O Presidente, então, saudou a todos e relembrou a saudosa memória do nosso fundador, Missionário Manoel de Mello, e da sua esposa, irmã Ruth de Mello, que foi recolhida pelo Senhor no dia vinte e sete de fevereiro do ano corrente. Convidou a todos para ficarem em pé e observarem um minuto de silêncio em sua memória. Agradeceu, ainda, a toda a Família Mello pela gentil cooperação para continuidade desta grande Obra. Logo após, convidou à frente o Pastor Marcos Miranda e sua esposa, irmão Lucy Miranda, os quais, após atuarem por cerca de vinte e oito anos em várias frentes de trabalho no Estado de São Paulo, agora retornam para o Estado de Pernambuco. Concedeu ainda a palavra a ambos, os quais saudaram a todos, agradecendo o tempo vivido no Estado e rogando a oração dos convencionais. Receberam ainda a intercessão por instrumentalidade do Pastor João Gouveia. O Presidente, a seguir, concedeu a palavra ao senhor Eduardo Tuma, Presidente da Câmara dos Vereadores e Vice-prefeito da Capital de São Paulo, o qual saudou a todos, parabenizando pelos 50 anos da Convenção, e presenteou a Convenção com uma placa comemorativa em nome da Câmara Municipal.

Feito isso, o Presidente convidou à frente o Pasto Vanderlei do Couto, Coordenador da CME – Comissão Ministerial e de Ética, juntamente com os candidatos à consagração como oficiais para a Turma 2019-2020, os quais receberam a oração de todos, através do Pastor Antonio Martinelli. Igualmente convidou à frente os candidatos à consagração para o ministério pastoral para a Turma 2019-2020, os quais receberam a oração por meu intermédio, Pastor Joel Stevanatto.

O Presidente concedeu a palavra aos diretores na sequência, os quais saudaram os convencionais. Também fez menção de honra à presença do Ex-presidente do Conselho Nacional, Pastor Ivan Nunes, e sua esposa, irmã Marlene Nunes. Depois, após um momento de louvor, o Presidente leu as Escrituras, no livro de Gênesis, capítulo 21, verso 19, onde ministrou a Palavra de Deus a todos. Enfatizou como devemos esperar com perseverança o cumprimento das promessas de Deus. Destacou, ainda, que Deus está sempre disposto a nos abençoar, mesmo depois que erramos, desde que busquemos o concerto com Ele.

Após a ministração o Presidente convidou à frente o Presidente de Honra, Pastor Orlando Silva e o Ex-Presidente do Conselho Nacional, Pastor Ivan Nunes, também chamou à frente os membros da Comissão Ministerial e de Ética e passou a chamar um a um os 69 candidatos que foram aprovados na Turma 2018-2019 para receberam a consagração ou filiação ao ministério pastoral, a saber: para consagração clique aqui e verá a lista completa com os nomes dos consagrados e filiados.

O Pastor Vanderlei do Couto, em nome de toda a CME, agradeceu a confiança neles depositada e entregou aos cuidados da Convenção os candidatos. O Presidente, por sua vez, agradeceu à CME pelo trabalho desenvolvido e depois concedeu a palavra para o Pastor Orlando Silva, o qual relembrou sua ordenação há 55 anos atrás e, na sua experiência, aconselhou os novos pastores, os fortalecendo na sua vocação.

O Pastor Ivan Nunes também trouxe uma saudação aos consagrados, enfatizando a seriedade e o compromisso que envolvem o ministério pastoral e dirigiu-se, ainda, às esposas dos novos pastores com uma palavra de fortalecimento.

Logo após, os candidatos foram convidados a se ajoelharem, tendo às suas costas suas respectivas esposas e à frente os pastores que os apadrinharam. Então receberam a consagração pela imposição de mãos.

Às 18h55, o culto de celebração pelo Jubileu de Ouro da Convenção SP foi encerrado.

Foi uma linda e grandiosa festa para a Glória de Deus!

Abaixo estará disponibilizado o link das fotos e vídeos separado por dias e eventos da 50ª Assembleia Estadual.

Glória a Deus por mais uma assembleia abençoada e parabéns a toda equipe da Convenção de São Paulo pelo brilhante trabalho e colaboração.

A Deus toda glória, honra e poder para sempre. Amém.

| Dia 29/04 | Reunião de Superintendentes | 37 Fotos |

| Dia 29/04 | Abertura da Assembleia | 128 Fotos e 1 Vídeo da Ministração pelo Pastor Roberto de Lucena |

| Dia 30/04 | Trabalhos do Período da Manhã do 2º Dia | 143 Fotos e 1 Vídeo da Ministração pelo Pastor Paulo Lutero de Mello |

| Dia 30/04 | Trabalhos do Período da Noite do 2º Dia | 76 Fotos e 1 Vídeo da Ministração pelo Pastor Ivan Nunes |

| Dia 30/04 – Momento UFEBRAC São Paulo | 55 Fotos |

| Dia 01/05 | Ceia do Jubileu de Ouro | 155 Fotos e 1 Vídeo da Ministração pelo Pastor Orlando Silva |

| Dia 01/05 | Culto de Encerramento | 294 Fotos e 1 Vídeo da Ministração pelo Pastor Presidente Luiz F Bergamin |

| Momentos Equipe de Trabalho da Convenção de São Paulo | 00 Fotos |

Fontes: Texto por Carlos Gomes, Pastor | Vídeos por OBPC Mandaqui | Fotos por Renata Oliver |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *