Print Friendly, PDF & Email

Estas seis coisas aborrecem o Senhor (…), e coração que maquina pensamentos viciosos…Provérbios 6.16,18

Maquinar pensamentos viciosos pode ser entendido como ocupar o pensamento desejando no coração aquilo que é ilícito. O coração é o guia norteador de todas as atitudes do ser humano, por isso que o sábio Salomão escreveu: “Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vidaProvérbios 4.23. No coração está a fonte dos desejos e das decisões, sejam elas boas ou más, por isso que Jesus disse: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmiasMateus 15.19. Por isso, é necessário ter muito cuidado com os maus pensamentos que tentam enredar o cristão e conduzi-lo ao pecado.

A mente do cristão é uma das áreas mais bombardeadas pelo inimigo na esfera espiritual. Quando o diabo quer derrubar um cristão, primeiramente ele vai tentar corromper a sua mente com desejos pecaminosos; depois ele vai investir justamente na área em que este cristão está sendo mais tentado. Foi o que aconteceu com Eva; satanás conseguiu corromper a sua mente por causa do desejo pecaminoso do seu coração e o resultado disso foi o pecado consumado, Gênesis 3.1-6.

Tiago afirma que a origem da tentação está no desejo, Tiago 1.13-15, e este último é formado na mente do ser humano, por isso, é importante que o cristão tenha vigilância para não ser norteado pelos seus pensamentos ou seus sentimentos; lembrando que Deus disse que o coração é enganoso, mais do que todas as coisas, Jeremias 17.9.

Os pensamentos viciosos são eliminados através de uma mente renovada, Romanos 12.2, e este renovo procede através da Palavra de Deus, Colossenses 3.16. O conhecimento das Sagradas Escrituras contribui para limpar a mente do cristão, João 15.3. Por isso que o salmista afirmou: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra tiSalmo 119.11.

por Sergio Cruz, Pastor

Uma mente vazia da Palavra de Deus incita os desejos pecaminosos do coração.

Fonte: Devocionário O Brasil Para Cristo (www.editoraobpc.com.br)

Comentários

comentários