Print Friendly, PDF & Email

Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração…Efésios 3.17

O termo “habite” deriva-se do verbo grego habitar e pode ser traduzido de duas maneiras: a primeira é “paroikeo”, que significa “habitar temporariamente como um hóspede numa casa”; e a segunda é “katoikeo”, que traz a ideia de “morar permanentemente numa casa como um membro de uma família”. Parece que Paulo se refere ao termo grego “katoikeo” quando orienta os cristãos a deixarem Cristo “habitar” em seus corações, pois a vontade de Deus não é somente ser um hóspede no coração do cristão, mas fazer nele morada definitivamente, Apocalipse 3.20.

Jesus disse: “(…) Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele moradaJoão 14.23. Esta é a maneira pela qual Cristo vai habitar permanentemente no coração do cristão, por meio do conhecimento da sua Palavra.

Aprender os textos das Sagradas Escrituras e memorizar versículos bíblicos é o mesmo que encher o coração de Cristo, pois Jesus é a própria Palavra de Deus, João 1.1; 1 João 5.7. Portanto, o cristão não pode deixar de estudar as Sagradas Escrituras, 1 Timóteo 3.14-17, pois ELA é viva e eficaz, Hebreus 4.12. Se possível o cristão deve examiná-la até pela madrugada, Provérbios 8.17, porque é ELA que testifica de Jesus e produz a vida eterna, João 5.39. Por esta razão, o cristão deve permitir que a Palavra de Cristo habite abundantemente em seu coração, Colossenses 3.16.

Na medida em que alguém ingere um alimento nutritivo e o assimila, este alimento vai habitar ricamente em seu organismo. Da mesma forma acontece com a Palavra de Deus, quem se alimenta de Cristo, também viverá por ELE, João 6.57 e se enriquecerá do conhecimento de Deus, Mateus 4.4. Assim sendo, o cristão que deseja agradar a Deus deve se encher da Sua Palavra.

por Sergio Cruz, Pastor

Conhecer as Escrituras Sagradas é conhecer a Pessoa de Cristo.

Fonte: Devocionário O Brasil Para Cristo (www.editoraobpc.com.br)

Comentários

comentários