Print Friendly, PDF & Email

E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdadeEfésios 4.24

No Novo Testamento, mais precisamente nos Evangelhos, a ideia de santidade ainda é fortemente influenciada pelo Antigo Testamento, principalmente  pela existência do Templo, que ainda exercia forte influência sobre o povo judeu, com todos aqueles rituais que eram feitos nele, além é claro da presença dos religiosos, como sacerdotes, mestres da Lei, fariseus, saduceus, entre outros. Então surge Jesus de Nazaré, afirmando que: “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca…Mateus 15.11. Mais tarde Ele profetiza a destruição do Templo, e em razão disso, a finalização do sistema antigo de purificação ou santificação, Mateus 24.2; Hebreus 9.12.

Deste modo, o conceito bíblico de santificação é aprofundado no Novo Testamento porque não depende mais de rituais externos, mas única e tão somente da obra redentora operada por Jesus Cristo, Galatas 1.4; João 1.29, e aplicada no coração do crente pelo Espírito Santo, João 16.8. No entanto, é a partir das cartas de Paulo que Deus nos permite compreender todo processo que envolve a santificação daqueles que experimentaram o novo nascimento pela fé em Cristo.

O Novo Testamento emprega a palavra grega “hagios” para santo, e em relação ao crente ela revela pelo menos duas grandes verdades:

  1. Que somos separados do mundo e do pecado para “uso exclusivo de Deus”, por meio do sacrifício vicário e expiatório de Jesus Cristo, Hebreus 13.12;
  2. Que temos o dever de nos consagrar a Deus a cada dia, por meio de busca consciente e intencional da Sua vontade revelada na Bíblia.

Neste último ponto fica claro o grau de responsabilidade que temos em relação à nossa santificação, ou seja, a santificação é um processo, mas se não estivermos comprometidos com ele, dificilmente haverá qualquer mudança em nosso caráter ou comportamento. E quando isso tem lugar, Deus deve interferir para nos “ajudar1 Coríntios 11.28-32.

por Walter Bastos, Pastor e Escritor

Em Cristo somos santificados, a fim de vivermos
plenamente a vontade de Deus ou de sermos santos.

Fonte: Devocionário O Brasil Para Cristo (www.editoraobpc.com.br)

Comentários

comentários