Print Friendly, PDF & Email

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…1 Coríntios 1.2

Na sua saudação aos crentes da cidade grega de Corinto, Paulo escreveu: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…1 Coríntios 1.2. Por este texto, é possível notarmos que há diferença entre ser santificado e ser santo. No primeiro caso, Deus nos santificou ou separou do mundo para sermos exclusivamente Dele, por meio do sacrifício de Cristo, Galatas 1.3-4. Depois disso Ele nos convoca para vivermos acima da mediocridade, para nos comportarmos como verdadeiros discípulos de Jesus.

Quando o apóstolo Paulo exorta os crentes de Tessalônica com relação à prática da santificação, escreve: “porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação1 Tessalonicenses 4.7. Segundo o Dicionário Vine, a palavra santificação significa: “o estado predeterminado por Deus para os crentes, no qual Ele pela graça os chama, e no qual eles começam o curso cristão e assim o buscam. Por conseguinte, eles são chamados ‘santos’CPAD; 2002; p. 970.

No Novo Testamento o conceito de santidade é mais profundo que no Antigo Testamento, tanto em relação a Deus, Jesus O chama de “Pai Santo” João 17.11, a Cristo, o “Santo de Deus” João 6.69, e ao Espírito de Deus, que além de ser chamado “Espírito de Santidade” em Romanos 1.4, tem maior destaque como “Espírito Santo” em João 14.26. Cada cristão regenerado em particular, é parte da família de Deus e também recebe o nome de “santo”, Efésios 2.19.

Mas, de maneira geral, a santidade em relação aos servos de Deus no Novo Testamento tem uma aplicação ética ou moral e aponta, sobretudo, para a maneira bíblica de viver ou de se comportar neste mundo. Essa conduta deve pôr em evidência, pelo menos, duas coisas:

  1. Os crentes “santos” devem ser necessariamente separados do mundo e completamente dedicados a Deus, 1 Pedro 2.9; Colossenses 3.12.
  2. Os “santos” devem buscar progredir no processo de santificação, Hebreus 12.14.

por Walter Bastos, Pastor e Escritor

Ser santo é ser parecido com Jesus.

Fonte: Devocionário O Brasil Para Cristo (www.editoraobpc.com.br)