Print Friendly, PDF & Email

Estas seis coisas aborrecem ao Senhor (…), e língua mentirosa…Provérbios 6.16-17a

Mentira é toda afirmação oposta da verdade que se objetiva em conduzir alguém ao erro. Alguns pesquisadores da comunidade científica afirmam que “a mentira é um mal necessário que contribui com a verdade”. Entretanto, essa teoria não se aplica à prática de vida cristã, Colossenses 3.9, pois a palavra do cristão deve ser sincera, verdadeira e sem meio termo, Mateus 5.37. Mentir, nem por brincadeira, Provérbios 26.18-19, porque a mentira desagrada a Deus, Provérbios 12.22 e nenhum mentiroso ficará impune diante do Senhor, Apocalipse 22.15.

O primeiro mentiroso identificado nas Escrituras foi o próprio satanás, Gênesis 3.1-5. Ele é o pai da mentira que não se associa com a verdade, João 8.44 e tenta inserir sua natureza diabólica no coração do ser humano incitando-o a pecar contra Deus. Paulo afirmou que há pecados que têm suas consequências imediatas e outros que suas consequências se manifestam depois, 1 Timóteo 5.24. Com relação à mentira não é diferente, quem a pratica está pecando e pode colher as suas consequências, cedo ou tarde, Gálatas 6.7.

Rebeca e Jacó tentaram se aproveitar da cegueira de Isaque, Gênesis 27.1 e se ajuntaram para lhe enganar, Gênesis 27.6-10,18-19,24. Aparentemente, seu plano astuto deu certo, pois Jacó foi abençoado por seu pai no lugar de seu irmão, Gênesis 27.27-29. Todavia, a mãe e o filho sofreram as consequências de suas mentiras; isso resultou em muitas discórdias na família e até tentativa de homicídio, Gênesis 27.41-45. Além disso, Rebeca sofreu e nunca mais viu seu filho Jacó. Portanto, aquele que engana os outros também será enganado. Jacó mentiu e enganou, a sua colheita foi mentira, engano e sofrimento, Gênesis 29.21-27; 31.7; 37.23-34.

A única maneira de vencer a mentira é através da verdade, 2 Coríntios 13.8. “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximoEfésios 4.25. Falar a verdade é uma prática de um verdadeiro cidadão dos céus, Salmos 15.1-2.

por Sergio Cruz, Pastor

A mentira traz prejuízos, enquanto que a verdade traz benefícios

Fonte: Devocionário O Brasil Para Cristo (www.editoraobpc.com.br)

Comentários

comentários