Print Friendly, PDF & Email

Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu Santo Monte? Aquele que (…), e fala a verdade no seu coraçãoSalmo 15.1-2

Verdade é tudo aquilo que está ligado intimamente ao que é sincero e real. A verdade é um princípio irrefutável que contrasta toda forma de mentira e engano, 2 Coríntios 13.8. Ela é uma doutrina de Cristo e uma virtude do caráter de um verdadeiro cidadão do céu, v.2; Mateus 5.37. Por isso que o apóstolo Paulo recomendou aos cristãos que residiam na cidade de Éfeso a praticá-la; o profeta Zacarias também exortou o povo de Deus a falar a verdade com o próximo, Zacarias 8.16. Desta forma, o cristão que fala a verdade anda de cabeça erguida e com a consciência limpa diante dos homens e diante de Deus, Atos 24.16.

Paulo afirmou que “(…) os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados2 Timóteo 3.13. O que se vê atualmente é um mundo cercado de mentiras que tenta influenciar e enganar as pessoas de várias formas, induzindo-as ao erro. Contudo, é importante entender que a mentira e o engano são de procedência maligna, João 8.44, aborrece a Deus, Provérbios 6.16-17, e quem a pratica não entrará no Tabernáculo de Deus, nem morará no seu Santo Monte, Apocalipse 22.15.

Por outro lado, a verdade é a âncora que estabiliza uma vida sincera e aumenta a comunhão com Deus. Por isso que Deus disse a Davi que o cristão que anda em sinceridade e fala a verdade vai morar com ELE na glória, vv. 1-2, e nunca será abalado, v. 5.

Assim sendo, o cristão deve falar a verdade em todo tempo, mesmo que esta produza alguns transtornos e traga prejuízos para a sua vida, v. 4. Dessa forma, a concepção do cristão com relação à verdade deve ser irreversível, sempre em favor da verdade, refutando toda mentira e engano.

por Sergio Cruz, Pastor

A verdade é um dos atributos de Cristo que se manifesta
na vida daquele que se aproxima de Deus.

Fonte: Devocionário O Brasil Para Cristo (www.editoraobpc.com.br)

Comentários

comentários