Print Friendly, PDF & Email

Que os montes tragam prosperidade ao povo Salmo 72.13

O cenário que serviu de pano de fundo para a construção da história do povo de Deus e os ensinamentos mais profundos que embasam a vida cristã ocorreu numa região montanhosa. O poético salmista usa da linguagem coloquial dos seus versos e vislumbra nas montanhas de Israel a bênção divina. Evidentemente tais benefícios não estão nas montanhas, mas nos ensinamentos que os fatos bíblicos ocorridos nos montes de Israel e países vizinhos trouxeram ao povo de Deus!

Que os montes tragam prosperidade ao povo… Se aprendermos com as lições do Monte Carmelo onde Elias por meio de fogo divino coloca as coisas no devido lugar, depois que a nação conduzida pelos reis Acabe e Acazias buscou outros deuses e desprezou Jeová, então veremos a prosperidade e saberemos que Só o Senhor é Deus!.

Também se olharmos para o Monte Horebe e vermos uma sarça incendiada que não é destruída, e com esse pano de fundo Moisés é designado para ser o libertador de Israel, indicando que quando somos comissionados por Deus temos coisas sobrenaturais acontecendo em nosso favor.

Ainda, devemos subir no Monte Pisga e ali encontrarmos Deus dizendo para Moisés que ele deveria fortalecer e encorajar a Josué na missão de conquistar a Terra Prometida (Deuteronômio 3.2). Aprendemos a importância de fazer a nossa parte (Moisés libertou Israel) e encorajar os outros a fazerem a parte deles (Josué deveria conquistar Canaã).

Na verdade olhar para os montes significa atender ao doutrinamento Paulino que na carta aos Colossenses ordena que devemos pensar nas coisas que são do alto e não naquelas que são terrenas (Colossenses 3.1-2). São diversas as expressões de felicitação no anseio de prosperidade que as pessoas trocam entre si em datas como a passagem de ano, todavia esses desejos tornam-se fúteis se cada um de nós não olharmos, não pensarmos e não buscarmos as coisas que vem do alto. A sua felicidade está garantida se você ocupar seus pensamentos e ações com o que os montes trazem de ensinamento. Certamente de lá você verá brotar a sua prosperidade!

Fonte: Pastor Joel Stevanatto ( www.joelstevanatto.com.br | www.obpcmandaqui.com.br )

Comentários

comentários